Objetivo

Existem vários tipos de turismo: de aventura, cultural, ecológico, etc...que muitas pessoas gostariam de fazer, mas não os fazem porque consideram atividades muito caras, mas o custo de uma viagem turística depende muito da maneira como se viaja. Nós desenvolvemos um tipo diferente de turismo, o qual denominamos Turismo Economy, que vai desde a escolha do carro, até estadias, alimentação, tudo sem abrir mão da qualidade e do conforto, é claro! Mas tendo em vista que quanto mais Economy, mais longe dá pra ir. E neste momento gostaríamos de compartilhar nossas experiências com vocês, esperamos que gostem...a todos desejamos...

Bons Horizontes...

quinta-feira, 17 de maio de 2012

2ª VOLTA PELO BRASIL!!! PARTE 1

MAIO está chegando e com ele as férias....Então já se pensa em viajar, afinal o FRIO se aproxima e se quer fugir dele....Não sabemos bem ao certo pra onde ir, mas é certo que será para o NORTE onde o sol predomina...antes uma manutenção preventiva no UNOHOME, pois com certeza irá rodar bastante, é nossa marca, hehehehe....

Auto Mecânica Dois Irmãos (Capão da Canoa - RS)

Desta vez pretendemos manter o Blog atualizado, a cada 2 ou 3 dias vamos postar conforme a disponibilidade de internet, assim estaremos informando nossa posição e lugares por onde passarmos...Acho que será divertido, hehehehe....Sairemos entre 22 e 23 de Abril, então, BONS HORIZONTES A TODOS e até breve...

22 de Abril, 10:30 hrs, tudo pronto, vamos rodar por ai....

Tínhamos uma idéia de seguir pela BR116, mas nesta época do ano a incidência de nevoeiro é grande, então decidimos ir pela BR101 até próximo a Curitiba e de lá à Ponta Grossa - PR para pegarmos a BR153. Então partimos, viagem normal sem novidades...

Na altura de Tubarão-SC paramos para almoçar no restaurante Napoli.

Perto de Curitiba-PR paramos para pernoitar...
23/ABR Saímos em direção a Ponta Grossa-PR pela BR-376 contornando Curitiba, uma abastecida antes de entrar na BR-151 indo até Jaguariaíva-PR para pegarmos a esquerda a BR-092 até Wenceslau Braz-PR para dar uma paradinha pro almoço no restaurante Floresta, muito bom...

Seguimos pela BR-092 até Ourinhos-SP contornando a cidade para enfim pegar a BR-153...estamos na RODOVIA TRANSBRASILIANA...

Seguindo pela estrada contornamos Marília-SP em direção ao norte até José Bonifácio-SP para passarmos a noite num Motel de beira de estrada (Não tem comparação os Moteis de São Paulo).
24/ABR De manhã saímos, passamos por São José do Rio Preto-SP entrando no estado de Minas Gerais...
Uma paradinha em Frutal-MG para abastecimento...

Fomos andando até Comendador Gomes-MG, lá uma parada pro almoço.
A BR-153 está bem conservada...

BR-153 NOROESTE DE MINAS GERAIS

Durante a tarde entramos no estado de Goiás...

Estado bem agradável continua tendo bons pontos de apoio aos rodoviários,

Estamos chegando a Goiânia, capital do estado, uma pena não entrarmos pois o rodoanel da BR passa por fora mas pareceu uma cidade bem simpática e agradável...

Seguimos até Anápolis-GO e como estamos bem próximo da capital do país resolvemos dar uma chegada por lá, entramos no Distrito Federal no início da noite para dormirmos em Brasília.

25/ABR Pela manhã fomos dar uma volta pela cidade e conhecer os pontos interessantes, mas o trânsito em Brasília-DF é bem confuso, pelo menos pra quem não está acostumado pois não existem nome nas ruas, tudo é definido por quadras e isso torna pra visitantes, uma certa dificuldade mas passamos uma boa parte da manhã por lá e valeu a pena...

Conhecida a cidade abastecemos e voltamos à estrada. Em Jaragua-GO paramos pra almoçar. Esse trecho norte da BR-153 está um pouco mal conservada com muitos buracos precisando se ter bastante cautela. É uma reta só...

A noite estávamos cruzando a divisa com Tocantins, chegando a Talismã-TO para passar a noite num hotelzinho de beira de estrada, começa a ficar mais escasso acomodações melhores...

26/ABR Bem cedinho levantamos pra tomar café, o dono do hotel disse que tinha café da manhã (uma garrafa térmica encascurrada de café preto ruim servido num copo seboso) Fazer o que? Tomei um gole e saímos bem rapidinho...hehehehehe. Mais adiante em Alvorada-TO abastecemos e seguimos...A BR-153 em Tocantins está em boas condições porém  a paisagem não muda: é asfalto pela frente e mato , mas muito mato pelos lados...

BR-153 TOCANTINS

Resolvemos não entrar em Palmas-TO pois faríamos um desvio meio grande e as informações sobre Palmas eram escassas, apenas que faz muito calor por lá então seguimos até Miranorte-TO quando paramos para o almoço. Tocantins é assim...

UMA GRANDE RETA

AMANHECER

CIDADEZINHA À BEIRA DA ESTRADA

Em Wanderlândia-TO abastecemos. Aqui a BR-153 desvia a esquerda para continuar para Belém-PA, nós então tomamos a BR-226 em direção ao Maranhão

Uma curiosidade: esta foto a seguir é de um sanitário feminino, eu disse FEMININO, o masculino também é assim, aqui o Brasil começa a mudar de verdade...

Cruzando o Rio Tocantins...

Bem, final do dia se chegou ao Maranhão, um capítulo a parte. Parece que se cruza uma fronteira e não uma divisa de estado...

A cidade que fica na divisa é Estreito-MA...

Com muita dificuldade se achou uma pousadinha em razoáveis condições. Algumas ressalvas: Caso for se hospedar por lá,  pergunte ao proprietário se no quarto tem cama normal pois é comum só ter os "ganchos" para as redes...

Se depois de viajar o dia todo, estiver muito cansado, pensando num relaxante banho quente para se recompor, desista, não existe chuveiro quente no Maranhão, apenas um cano de água fria. Apesar de ser extremamente quente o clima por lá a água não é morna, É fria mesmo. Um choque térmico pra despertar qualquer um. O clima é tão quente que parece as portas do inferno...
27/ABR Saímos ainda de madrugada em direção a São Luis-MA pois era uma boa puxada e esperávamos encontrar melhores condições de hospedagem e turismo na capital...

Os próximos videos mostram 3 diferentes cidadezinhas a beira da BR-010...o nome não vai fazer diferença...

Passamos por Imperatriz-MA mas não chegamos a entrar, seguimos até Açailândia-MA onde dobra-se a direita para entrar na BR-222 que está em obras. Se perdeu muito tempo em desvios e estradas de chão batido sem nenhum ponto de apoio, se quer um local para se fazer uma refeição ou até mesmo um sanitário, o jeito foi mesmo fazer as margens da estrada, que é totalmente deserta. Como estávamos preparados no UNOHOME com lanches e bebidas geladas, isso mesmo, bem geladinhas pois dispomos de uma geladeira automotiva, MARAVILHA, o negócio foi comer andando mesmo. Depois de quase 150 KM de obras e velocidade média de 20 à 50km/hr chegamos em Entroncamento-MA onde finalmente a estrada melhorou e está em ótimas condições, pode-se ver como irá ficar a parte que está em obras, mas até lá... Em Santa Luzia-MA fui obrigado a abastecer num posto de bandeira branca "que porcaria de gasolina" era o segundo posto que abastecíamos com uma gasolina de péssima qualidade. O carro fica sem força, parece que o combustível não queima, pelo menos o UNO é um carro muito confiável e suportou aquela coisa chamada GASOLINA. Em Santa Ines-MA entra-se a direita para continuar na BR-222 em direção a Miranda do Norte-MA onde pega-se a BR-135 a esquerda em direção a São Luis-MA. É a única estrada pra capital mas parece a estrada do inferno, esburacada, remendada pessimamente e um intenso movimento, quase não acreditei pois afinal é o caminho pra capital. Mas tudo bem, nada é tão ruim que não pode piorar, cartão de visita da entrada de São Luis...

Um presidio nos dois lados da rua..
Somos otimistas acreditamos que vai melhorar, afinal estamos chegando no litoral e gostamos de praia...

Chegamos a praia, encontramos um hotel pousada a beira mar, porém sem água quente, só nos hotéis de luxo com preços bem elevados, pois é. Acomodados fomos fazer uma refeição descente.

Um rstaurante a beira do calçadão (o proprietário era Gaúcho...)
28/ABR Pela manhã seguimos viagem mas antes fomos conhecer a capital...
São Luis tem uma orla bem bonita com uma boa estrutura, praias amplas e limpas...

A parte do centro histórico deixa um pouco a desejar pela conservação dos prédios históricos...

Estava na hora de trocar o óleo do motor pois já se fez 5000 km...então uma paradinha pra abastecimento geral...

Também tivemos que trocar a surdina pois existem muitos quebra molas, um aviso aos viajantes, a maioria deles não tem nenhuma sinalização seja por placas ou pintura, mas é certo que em todos os perímetros urbanos eles existem e são na maioria muito altos o que ocasionou uma batida na surdina danificando-a, então tive que trocar...

Tudo pronto então vamos em direção ao Piauí...

28/ABR Saimos em direção ao Piauí, nossa intenção era de chegar em Jericoacoara-CE, praia, sol, águas limpos, turismo....como é bom... Mas antes mais uma vez tínhamos de passar pela entrada com aquela estrada mal conservada, a BR-135. Depois de Entroncamento-MA seguimos em diante até Peritoró-MA para pegarmos a BR-316 que passa a divisa do Piauí...Muitas bancas de artesanato pelo caminho...

A paisagem não muda muito, continua as cidadezinhas de beira de estrada onde parece que se concentram as pessoas, não se vê povoados espalhados pela estrada e sim grupos aglomerados, se tem a impressão de uma sociedade indígena...

Depois de muito rodar e não parar para almoçar pois os restaurantes existentes eram só assim...

Então no final da tarde chegamos em Teresina-PI...

Passamos num mercado e fomos pernoitar num Motel, pois ficava na estrada sem termos que entrar na cidade...

29/ABR Continuamos em direção ao Ceará pela BR-343, no caminho o comércio e a paisagem se confundem...

De um modo geral o Piauí é mais agradável que o Maranhão,, mais limpo e organizado. Na altura de Altos-PI abastecemos o carro pois queríamos chegar naquele dia no Ceará e no meio da manhã estávamos entrando no estado...

Nesta altura a estrada passa a ser a BR-222. O Ceará é muito bonito, continuando pela estrada se atravessa a Serra do Ibiapara que é bem legal...

Seguindo pela estrada até Sobral-CE, dobrando a esquerda em direção a Morrinhos-CE e Cruz-CE até Jijoca de Jericoacoara-CE. Mas nossa ideia era Jericoacoara-CE, mas não tem estrada até lá pois é dentro de uma reserva ecológica e só existe caminhos pelas dunas e não se consegue chegar sem o auxílio de um guia, na verdade não se faz nada sem se ter que pagar para alguém alguma quantidade...Então fomos com um guia na frente...

ENTRADA PELA PRAIA EM OFF ROAD
DE UNO

Depois de conseguir atravessar as dunas, o mangue e a beira da praia conseguimos chegar na vila. É uma reserva ecológica e como se sabe deve ser tudo conservado... Jericoacoara é uma vila no meio das dunas, tem uma boa rede de Pousadas e hoteis, bons restaurantes e lojas, mas não se pode circular de carro pelas ruas, somente veículos autorizados, então é obrigado a se deixar num estacionamento pago no meio da areia no sol torrencial. Fomos pra pousada que é na beira da praia, uma beleza...

A praia é muito ampla, de águas limpas e tranquilas, uma maravilha...

Bem, depois de uns dias sem poder fazer uma refeição descente estava na hora...hehehe

Fomos as compras e um giro pela vila, bem legal....

30/ABR De manhã depois de um excelente café da manhã fomos visitar alguns pontos indicados

O único problema é que pra tudo se requer guias, isso começa a me incomodar. Muito comum em todas as praias do Nordeste, não sou contra, afinal o lugar é turístico e mais do que certo o povo do local explorar isso, a questão que quero me referir é a disponibilidade de se fazer um turismo público, onde se possa ir, contemplar as maravilhas do nosso país livremente, direito de ir e vir...Então resolvemos caminhar e conhecer uns dos cartões postais de Jericoacoara, A PEDRA FURADA!

Se caminha pelos rochedos e beira de praia por cerca de 1 hora...

Se tem o privilégio de apreciar vistas espetaculares...

Formações incomuns...

E quando não menos se espera, chega-se a PEDRA FURADA!!!!!!!!!!!!!

Os passeios contratados custam em média R$ 160,00 para te levarem de buggie bem próximo, pois depois vc caminha e desce o morro para chegar na PEDRA FURADA. O nome me parece bem sugestivo, é uma escultura da natureza que levou talvez milhares de anos esculpindo com a ação da água, é bonita, sem dúvida, mas me pergunto se....deixa pra lá é só um pensamento pessoal...

Depois do meio dia resolvemos proseguir pra outras praias do Ceará, então como não se consegue sair sem o guia mostrar o caminho, contratei um pouco mais barato sendo que ele viesse conosco mostranto quais dunas atravessar e também porque a maré estava alta e se deveria tomar outro caminho. Fizemos um OFF ROAD de UNINHO, não perdeu pra nenhum 4X4...hehehehehehe

Depois de sairmos de Jericoacoara, mas abastecemos antes, resolvemos ir pelo litoral, pela CE-085 que vai costeando muitas praias...Praia da Baleia, Praia de Fleixeiras, muito bonitas embora não fuja muito das demais: Muita vegetação na orla, Enseada pequena, Mar as vezes agitado outras muito calmas, Uma vila de pescador, mas tudo muito bonito... Mas a que realmente chamou a atenção foi a Praia de Lagoinha, um paraiso perdido...

Lagoinha é uma praia que pertence ao município de Paraipaba-CE, mas tem uma boa estrutura de pousadas e hoteis, onde se pode curtir uma praia maravilhosa ou as delícias do hotel...

Fomos dar uma volta para almoçarmos e achamos um restaurante um pouco diferente, surpreendeu com a qualidade da comida mas uma apresentação bem diferente, FULL XICO, vale a pena recomendamos...

Resolvemos ficar uns dias por aqui para descansar e curtir o local, já que se encaixava no que procurávamos...

02/MAI Saímos em direção a Fortaleza-CE ainda pela CE-085 costeando a praia onde passamos por Cumbuco-CE, bem legal também..

No final da manhã estávamos em Fortaleza-CE. Uma capital que nos pareceu um pouco mal cuidada, muita pixação pelos prédios e placas, meio suja, não chamou muito a nossa atenção e então fomos para as praias, onde tínhamos recomendação da Praia do futuro.

Abaixo a PRAIA DO FUTURO

Aproveitamos pra almoçarmos pois já estava na hora....